Governo federal abre editais com mais de 12 mil vagas para estudantes ingressarem em instituições estrangeiras

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011 0 comentários

As inscrições vão de 13 de dezembro a 15 de janeiro de 2012; as vagas fazem parte do Programa Ciência sem Fronteiras

A partir desta terça-feira (13), estudantes brasileiros interessados em fazer uma faculdade fora do Brasil poderão candidatar-se a aos editais do Programa Ciência sem Fronteira, do Ministério da Educação (MEC). Serão disponibilizadas 12,5 mil vagas para instituições de cinco países: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália e França. O período de inscrições vai de 13 de dezembro de 2011 a 15 de janeiro de 2012.

As oportunidades são em cursos de graduação na modalidade sanduíche, em que o estudante faz parte do curso no Brasil, outra parte no país escolhido e o restante do curso novamente no Brasil. A previsão do MEC é que, a partir de março de 2012, os estudantes selecionados já estejam nos países para os quais se candidataram. Durante os seis primeiros meses, eles terão a possibilidade de frequentar cursos de idiomas no país de destino.

Para candidatar-se às bolsas no exterior, os estudantes devem atender aos requisitos definidos nos editais. Além disso, para ser contemplado, devem ter a candidatura homologada pela instituição de ensino em que estuda no Brasil. A homologação é necessária, porque, ao regressar ao país, a instituição brasileira deverá validar os créditos obtidos pelo estudante no exterior.

Entenda o programa

O Programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos.

O programa é fruto de esforço do MEC em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de suas instituições de fomento – Capes e CNPq –, e secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Colégio Cema | TNB